Inquietações Pedagógicas

"Não sei, meus filhos, que mundo será o vosso…"  Jorge de Sena in Metamorfoses

6.11.08
 
Imagens da escola finlandesa
Foto AMB
Trabalho autónomo numa aula de matemática
Os alunos trabalham ao seu ritmo, levantam-se de vez em quando para conferir os resultados e a professora tem tempo para ir apoiando todos os alunos, designadamente aqueles que encontram dificuldades, que assim vão superando os problemas que encontram. A organização adoptada faz com que cada aluno trabalhe muito e aprenda muito.
E que nenhum aluno fique para trás.

Segundo a OCDE- PISA, os alunos finlandeses têm os melhores resultados do mundo a matemática,
Os Finlandeses são tão orgulhosos dos resultados escolares e da sua escola!

AMB, MAS; MEBS

AMB

Comments:
Estas notícias da Finlândia são uma lufada de ar fresco! e se ao menos fossemos capazes de olhar para o que temos de bom.....e nos deixássemos de queixar sempre.....
Por aqui há uns senhores que "quanto pior melhor"

É o fado
 
Não sou fadista. Sou professora e adoro o que faço. Nestes 20 anos de serviço tenho sonhado com instalações como estas que vejo nas fotos; tenho sonhado com condições como estas e não as tenho encontrado.Tenho sonhado poder dar apoio individualizado aos meus alunos, mas como fazê-lo em salas cheias de 28 alunos em que não há sequer espaço para nos deslocarmos? Outro professor na sala? CLARO QUE SIM! Eu queria tanto!!! Mas onde está ele? Não há! Já passei por escolas em que as instalações eram provisórias há anos e anos.Chovia lá dentro, entrava frio por todos os lados. No Verão derretia-se e era ver o suor a escorrer pelas testas abaixo. Na actual escola os alunos nem sequer têm um pavilhão para a prática da Educação Física.Nos Invernos chuvosos as aulas são todas numa sala ou no centro de recursos. Computadores?! Onde?! No centro de recursos, na biblioteca onde há, pelo menos 3 ou 4 turmas que também querem para lá ir. Computadores portáteis? Sim, claro, 14 computadores portáteis. Uma sala para a turma? Consegui este ano, mas foi quase como uma recompensa por ter apenas CEF. Alunos mais difíceis e, por isso, um desafio. Materiais para trabalhar? Quantas e quantas vezes do meu bolso? Até a canetas e folhas levo em grande quantidade para as aulas para não haver desculpas para se recusarem a trabalhar.Será que na Finlândia também é assim?!
As escolas da Finlândia são o nosso sonho. Mas aquelas para onde vamos todos os dias são o nosso pesadelo.
EU QUERO ESCOLAS COMO NA FINLÂNDIA! Depois disso penso que os meus alunos irão passar a comportar-se como os alunos finlandeses e, finalmente, podem avaliar-me tal como avaliam os professores na Finlândia que eu não me importo. Sabemos todos como se avaliam os professores na Finlândia, não sabemos?
 
Enviar um comentário

<< Home