Inquietações Pedagógicas

"Não sei, meus filhos, que mundo será o vosso…"  Jorge de Sena in Metamorfoses

10.12.08
 

A educação para os Direitos Humanos

A escola deve promover a aprendizagem da Declaração Universal dos Direitos Humanos .
A educação para a defesa dos Direitos Humanos pode ser materializada quer através da realização de projectos (ver post de Pascal Paulus a seguir), quer ao nível dos conteúdos, não só através do conhecimento do texto da Declaração, mas também através da organização de debates sobre temáticas do mundo actual relacionadas com os Direitos Humanos. É essencial que se criem condições para um entendimento sobre o significado da discriminação e da igualdade, no plano social, étnico, sexual, que se entenda o significado da democracia e da sua privação.
Colocar a escola à “escuta” do mundo, como defende J. Gonnet, para o poder compreender e nele intervir, deve ser um objectivo essencial, desenvolvido quer através de uma abordagem interdisciplinar, quer através de estudo, por exemplo, da História, da Geografia, da Economia, da Literatura e das Línguas.
A pedagogia dos Direitos Humanos não deve esquecer o manancial de conhecimentos que pode ser veiculado através dos media. O estudo de casos de violação dos direitos humanos, das lutas de povos pela autodeterminação e a análise de questões jurídicas podem constituir elementos de formação importantes. O estudo de um país, da cultura de um povo e das razões históricas e políticas de um conflito trazido pela televisão podem constituir um espaço de formação muito significativo. O intercâmbio e a pesquisa de informações podem constituir estratégias pertinentes para o desenvolvimento destes trabalhos.
No currículo do ensino básico existe uma área transversal de Formação Cívica onde temas e projectos relacionados com a DUDH podem ser desenvolvidos.
Este aniversário pode constituir um convite para o desenvolvimento de projectos neste domínio.
Ana Maria Bettencourt



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