Inquietações Pedagógicas

"Não sei, meus filhos, que mundo será o vosso…"  Jorge de Sena in Metamorfoses

21.1.09
 
A cidade de Obama
Enquanto segui a transmissão da tomada de posse de Obama como Presidente dos EUA, o meu pensamento passava sorrateiramente para as minhas referências pessoais.
Trouxe-me memórias de Chicago, a cidade de Obama .
Aí, na Universidade de Northwestern, em 1973/74, convivi com alguns afro-americanos, ainda raros no meio universitário e passando discretamente nos actos de natureza social… Por outro lado, no trabalho académico e também nas escolas que visitei ou acompanhei, eram frequentes as análises e debates sobre políticas educativas e estratégias relativas às então designadas “minorias étnicas”.
E como esse tema então me parecia tão distante, na minha condição de professora portuguesa!...

Hoje, a cidade de Obama já não é (apenas) Chicago.
As “minorias” de então são agora reconhecidas como vastas populações de forte expressão social, cultural e política.
O novo Presidente americano personifica, ele próprio, essa mudança de ponto de vista e demonstra no seu discurso que “a patchwork heritage is a strength, not a weakness “ naquela nação.
Também no nosso país temos um património de misturas, uma História com tempos de construção e de descoberta e outros tempos mais nebulosos e de tempestade.
Seria bom enfrentarmos os desafios actuais com aquele determinado “Yes we can! ”…
Maria José Martins

Comments: Enviar um comentário

<< Home