Inquietações Pedagógicas

"Não sei, meus filhos, que mundo será o vosso…"  Jorge de Sena in Metamorfoses

20.1.09
 

Hoje sou um bocadinho americana
Não posso deixar de comentar, em antecipação, a tomada de posse de Barak Obama como presidente dos Estados Unidos e no significado que este acontecimento tem para o "ethos" americano. Vivi, trabalhei e estudeiem Nova Iorque entre 1984 e 1987. Trabalhei no pior "guetto" de Nova Iorque, em South Bronx, habitado por população maioritariamente negra e hispânica, num programa de prevenção contra o maltratamento infantil. Assisti a como o próprio sistema de "welfare" mantinha as famílias no guetto (mulheres e seusfilhos, os pais eram figuras frequentemente "ausentes"...) e como eram rarosos que saíam de lá... Ao visitar a escola do 1º ciclo, procurando sensibilizar os professores para as necessidades das famílias que eu acompanhava, a professora - muito jovem e inexperiente, branca, classe média- chorava-me nos braços dizendo não saber como lidar com aquelas crianças. Rapidamente o "sistema" empurrava as crianças negras e hispânicas para a"educação especial", apesar de, simultaneamente sabermos serem os Estados Unidos o berço da chamada "escola inclusiva". Barak Obama é um símbolo de esperança para todo o mundo, mas eu penso sobretudo nas crianças e famílias de South Bronx com quem trabalhei. Olho oálbum de fotografias onde mantenho os seus retratos. Barak Obama, a mulher e as duas filhas são o símbolo de que é possível para tantos outros agarrarem na vida com as duas mãos e pô-la ao serviço de uma causa , a causa do"advancement of the coloured people". Hoje, estou em South Bronx, New York. Hoje sou um bocadinho americana. E tenho saudades.
Teresa Vasconcelos

Comments:

<< Home