Inquietações Pedagógicas
"Não sei, meus filhos, que mundo será o vosso…" Jorge de Sena in Metamorfoses
9.1.09
Pedagogia no ensino superior
A Unidade de I&D de Ciências da Educação acaba de editar, em versão portuguesa e inglesa, o número sete da Sísifo – Revista de Ciências da Educação, subordinado ao tema: Pedagogia do Ensino Superior, o qual pode ser consultado no seguinte sítio web: http://sisifo.fpce.ul.pt/
_________________________________________________________________________________
Dossier temático (Pedagogia do Ensino Superior)
Responsáveis editoriais: Ana Margarida Veiga Simão e Ângela Rodrigues
Helena Marchand Desenvolvimento intelectual e ético em estudantes do ensino superior. Implicações pedagógicas
Teresa Albuquerque Do abandono à permanência num curso de ensino superior
Isabel Duarte Transição e adaptação ao ensino superior artístico
António Duarte E-learning e abordagens à aprendizagem no ensino superior
Sara Bahia Criatividade e universidade entrecruzam-se?
Mª Aurora Rodríguez Borrego, Júlia Boronat Mundina e Isabel Freire Metodologias colaborativas, educação na e para a responsabilidade na formação em enfermagem
A. M. Veiga Simão, Assunção Flores, Sandra Fernandes e Célia Figueira Tutoria no Ensino Superior. Concepções e práticas
Mª Teresa Estrela, Joana Marques, Francisco Cordeiro Alves e Mariana Feio Formação ético-dentológica dos professores de ensino superior. Subsídios para um debate
Manuela Esteves Para a excelência pedagógica do ensino superior
Patrícia Rosado Pinto Formação pedagógica no ensino superior. O caso dos docentes médicos Sandra Graça Desenvolvimento profissional do professor universitário. Um contributo para a sua análise
Recensões:
Célia Figueira Recensão de Professional Development. Lifelong Learning Sector: Mentoring, de Susan Wallace e Jonathan Gravells
Conferências:
Alfredo Veiga-Neto Crise da modernidade e inovações curriculares. Da disciplina para o controle
Outros artigos:
José d’Assunção Barros As Hipóteses nas Ciências Humanas. Considerações sobre a natureza, funções e usos das hipóteses