Inquietações Pedagógicas

"Não sei, meus filhos, que mundo será o vosso…"  Jorge de Sena in Metamorfoses

3.2.09
 
Uma Intelectual da Pedagogia
Morreu a Lucinda Atalaia, uma figura de referência na Pedagogia em Portugal.
Criou o "Jardim Infantil Pestalozzi" onde, desde os anos 60 se experimentou alguma da pedagogia activa mais interessante no país.
A Cooperativa CEFEPE(Centro de Formação Educacional Permanente) criada desde os anos 70 foi um reconhecido centro de formação contínua de professores e um espaço de investigação ligada à pedagogia para a infância.
Educadora, pedagoga, mulher de cultura, Lucinda Atalaia foi uma verdadeira intelectual da pedagogia, questionante, crítica, rigorosa, sistemática, exigente.
Nos encontros anuais"Aprender... Aprendendo" realizados na Fundação Gulbenkian, debateram-seideias e valores essenciais para a escola básica do nossos país.
Lucinda Atalaia deixa um vazio difícil de preencher. A Pedagogia em Portugal fica mais pobre. Assim saibamos levar por diante alguns dos seus ideais pedagógicos que passavam, sempre! por um profundo respeito pelas crianças e pelas suas possibilidades múltiplas de aprender a conhecer.

Teresa Vasconcelos

Comments:
O movimento escola pública (movimentoescolapublica.blogspot.com) atribuiu-vos o troféu “Pedagogia dos afectos”. Visita-nos para ver como funciona.
 
Enviar um comentário

<< Home